Pinguim Tagarela | Cultura pop e nerd a uma tagarelice de distância! Crítica | Shazam! - O caminho da Redenção da DC - Pinguim Tagarela
Tecnologia do Blogger.

Crítica | Shazam! - O caminho da Redenção da DC

Por - 04 abril


Todos que acompanham filmes de super-heróis nos últimos 11 anos conhece os caminhos trilhados pela DC e Marvel. Nós cinemas, a Marvel é a mais sucedida e isso não tem discussão, há quem argumente que os filmes da DC tem uma pegada mais intensa e por isso são melhores, mas em questão de sucesso de mercado e público a DC está em total desvantagem desde o início desse corrida.

Mulher-Maravilha e Aquaman, e inclusive Man Of Steel são os filmes de origem, ou melhor, de aprofundamento dos personagens já conhecidos nos imaginários de gerações de amantes dos heróis da DC, seja suas bases os desenhos ou quadrinhos, e infelizmente os lançamentos desses filmes vieram apenas após suas introduções no fracasso da Liga da Justiça.

Por que Shazam é a redenção da DC? Bom primeiro de tudo, ele começa do zero. Bom, não do zero, o filme sabe que os grandes heróis já se apresentaram e sabe que não é tão grande quanto os outros são e a isso foi muito bem explorado nesse filme, assim como a Marvel fez em Guardiões da Galáxia e Homem Formiga, Shazam, não se leva a sério, se permitindo piadas com si próprio e se recheando de referências às culturas pop e nossos amados fan-services e isso é super importante para quem quer sair do cinema satisfeito com um filme de ação de um cara num colã e capa vermelha.


Segundo, não há expectativas para o filme, claro o hype foi real e muitos conhecem o herói e suas origem, mas não o grande público, como já conheceram Batman e Superman bem antes de suas introduções no Universo da DC, E com isso puderam fazer um filme que explorasse o Cânon de maneira suave e fácil de acompanhar, sem super complexos porquês e "comos". Está tudo lá e o espectador pode saber tudo ali.

Terceiro, os atores são incríveis e isso é fundamental nesse filme. O núcleo infantil da família Shazam (Família adotiva de Billy Batson) é sensacional jovens mirins muito promissores dos quais garanto vão estar em papéis importantes logo no futuro. Eles cativaram o público e entregam performances excelentes   e os resultados foram bem utilizados pela direção. E quarto, ele é o herói que todos querem ser. O herói Shazam deve ser uma pessoa simplesmente Boa, isso mesmo com B maiúsculo, para garantir seus poderes, e isso levanta várias questões morais no filmes que a audiência mais nova pode tomar como um exemplo pra entender suas próprias ações. Os poderes do Shazam vem do Mago que transfere seus poderes para Billy, confiando nele para ser seu campeão e que também seja, né, Bom.


E essa dinâmica do que é ser bom e o que é preciso ser feito para garantir isso, torna a jornada de Billy Batson a mais incrível dos super-heróis da DC.

É fácil entender o erro da Warner, eles meteram os pés pelas mãos pra alcançar a Marvel e agora tão fazendo o que eles fizeram anos atrás. Shazam, mostra mais uma vez, assim como Aquaman, que a DC merece, sim, nossa atenção nos cinemas desde que a qualidade venha antes da grandiosidade.

Tagarelem conosco: vão dar mais uma chance para a DC/Warner e curtir um heroi divertido?
Até a próxima tagarelice e lembrem-se nem sempre a DC erra!

Veja Também

1 Tagarelices

  1. Li esse post e acabei ficando muito interessada em assistir o filme,confesso que não dou muita moral para a DC mas como falou bem sobre o filme me convenceu e irei assistir

    ResponderExcluir

comentário(s) pelo facebook: