Pinguim Tagarela | Cultura pop e nerd a uma tagarelice de distância! LAENE, de si e per si | Documentário sobre a vida da poetisa Pontenovense precisa de contribuições para sua finalização; Apoie - Pinguim Tagarela
Tecnologia do Blogger.

LAENE, de si e per si | Documentário sobre a vida da poetisa Pontenovense precisa de contribuições para sua finalização; Apoie

Por - 12 outubro


Existe grandes artistas por aí, Brasil a fora, que nem chegamos perto de ouvir falar, o que dirá conhecer. Laene Teixeira Mucci é uma dessas pessoas, uma poetisa e professora de Ponte Nova - Minas Gerais. Foi pensando em apresentar Laene para as pessoas que o projeto surgiu, um documentário sobre sua vida, suas obras e principalmente a boa influência que trouxe para aqueles à sua volta. Laene de si e per si já teve seu financiamento coletivo no Catarse encerrado, mas o documentário quase em reta final encontra dificuldades financeiras para finalizar sua obra. Uma forma de apoiar o cinema brasileiro é contribuindo com projetos independentes como é o caso de Laene de si e per si.

Laene figura central da obra é uma simples mulher, mas que possuía algo para lá de especial, a capacidade de ensinar e dialogar com a arte de ler, escrever e falar poesia. Desde sempre, Mucci escreveu e dirigiu peças de teatro, teatro-revista, jograis e monólogos nas escolas onde foi professora, em sua terra e em cidades onde morou. Lecionando português e francês, sempre utilizou a Arte a serviço da Educação. Escreveu mais de 70 livros, diagramados e encadernados por ela mesma. A arte por ser tão presente em sua vida, trouxe uma dinâmica diferente para o documentário que não poderia ficar apenas nesse gênero, a obra terá um trabalho diferenciado, incorporando interpretações dos poemas da poetisa por atores locais, do Rio de Janeiro e de São Paulo. Essa forma de produzir permite que se compreenda a dimensão da arte produzida por ela. 

Infelizmente, Laene não está mais entre nós, a poetisa faleceu em 14 de Setembro de 2018, enquanto o documentário estava sendo produzido. A diretora de LAENE, de si e per si é Cristina Reis estudou cinema na ECV em Santo André (SP), especializando-se em roteiro e direção de cinema. Antes de assumir a direção do documentário, Cristina ainda escreveu e dirigiu o musical infanto-juvenil “Anjos da Rua”.



O documentário não conta com nenhuma contribuição governamental, por isso, se faz necessário o apoio de voluntários que queiram doar alguma quantia para que a obra seja finalizada. Falando com Tamires Arsênio, Cinegrafista e Assistente de Direção, ela nos relatou que eles estão precisando realizar uma nova etapa de gravação, mas que não possuem quase nada de dinheiro em caixa, sendo assim, é de extrema importância toda e qualquer ajuda. Para contribuir entre em contato com a Tamires através do número 31 984090069, tanto ligação quanto WhatsApp. Apesar do financiamento no Catarse estar encerrado, aqueles que contribuírem receberão recompensa conforme a quantia doada, desde agradecimentos nas redes sociais e no filme, até convite para o lançamento ou espaço de patrocinador. Então, apoiem! 

Enfim, um projeto como esse merece ser apoiado, toda colaboração será bem vinda e precisamos conhecer os artistas incríveis do nosso Brasilzão. Ainda mais, mulheres que ainda possuem pouco espaço no cenário artístico. Apoiem, pois nada é mais gratificante do que investir em um projeto independente do cinema brasileiro.

Acompanhe o trabalho delas através da página no Facebook e no Instagram.
Tagarelem conosco: Vão se permitir poetizar pela Laene? 
Até a próxima tagarelice e lembrem-se da importância da arte.

Veja Também

0 Tagarelices

comentário(s) pelo facebook: