Site Loader
Livros para te livrar da ressaca literária
Nenhum leitor está livre da, tão temida, ressaca literária. Ela vem pra todos, mais cedo ou mais tarde e foi pensando em como te livrar desse sofrimento (do qual a pinguim passou algumas varias vezes) que separei 4 livros pra te ajudar a sair dessa se você estiver nela e caso não esteja que fique de dica para quando ela surgir. Então, vamos a lista?
1. A pirâmide vermelha – Rick Riordan

A pirâmide vermelha do tio Rick

Que a pinguim é fã do Rick não é novidade para aqueles que me acompanham por aqui. Então, não poderia faltar nessa lista algo desse autor, justamente porque seus livros sempre são divertidos e a experiência de lê-los é ótima.

“A pirâmide vermelha” é o primeiro livro da trilogia “As crônicas dos Kane” e eu indico a leitura de todos (o segundo livro se chama “O trono de fogo” e o último “A sombra da serpente”).
A historia é toda centrada na mitologia egípcia (yay!), confesso que quando comecei a ler, não conhecia quase nada dessa mitologia e acredito que muita gente também não, mas deveríamos saber mais porque ela é simplesmente incrível, assim como seus deuses. Algo muito interessante é a forma como o autor escolheu escrever, os capítulos são intercalados entre os dois personagens princípais e pela própria mitologia possuir hieróglifos, vemos a representação deles em pequenas ilustrações (como símbolos) quando personagens fazem uso dos mesmos.
Os livros são viciantes, você termina o primeiro querendo ler na mesma hora o próximo! Então, é uma leitura perfeita pra momentos em que a ressaca pega, pois mesmo não sendo livros pequenos, a historia é facilmente consumida por ter uma escrita leve, vários momentos de aventura e as ilustrações que citei acima. Impossível não amar essa trilogia, ela estimula muito a nossa imaginação e nos conquista pouco a pouco em cada detalhe.
2. Pó de lua – Para diminuir a gravidade das coisas – Clarice Freire

Pó de lua, poesias desenhadas

A autora diz que é um livro em que a poesia é desenhada, que as palavras flutuam e eu não poderia deixar de concordar, é exatamente isso. A escritora brinca com as palavras, literalmente, enquanto transmite mensagens inspiradoras, incrivelmente profundas e reflexivas.
A leitura é de uma leveza tão grande que pode ser facilmente lido em algumas horas. Possui desenhos lindíssimos que conversam com a poesia. Não há ressaca literária que permaneça enquanto se lê esse livro e provavelmente assim que você terminar vai receber uma luz de inspiração. Então, aproveite!
PS: a leitura é rápida, mas é preciso ler mais de uma vez pra absorver bem tudo o que essas poesias propõem e até mesmo porque é preciso manter sempre em mente cada uma delas. É para todos os momentos, é para a vida.
A pinguim já resenhou aqui, leia: Pó de lua | poesia moderna e divertida
3. O pequeno príncipe – Antoine de Sant-Exupéry
O clássico pequeno príncipe
Foto por Hyziel Rodrigues (@hroann)

“O Pequeno príncipe” é um clássico, sem dúvidas, certamente a grande maioria das pessoas já leram, mas existe algumas que como eu ainda não leram (li a pouco tempo!). É um livro “infantil”, entre aspas porque serve tanto para crianças quanto serve para as mais variadas idades. É também uma leitura simples e rápida, sendo assim é possível ler em um só dia.

Aposto que você já viu várias frases retiradas desse livro por aí, isso acontece porque tem várias citações em que podemos trazer para nosso cotidiano e assim retirar ensinamentos preciosos. A narrativa é cativante, pois somos envolvido pela simplicidade e inocência da mente de uma criança e a forma como ela vê o mundo. É sensacional, não é a toa que é um clássico.
Assim, que você terminar a leitura não vai apenas vencer uma ressaca literária, você vai enxergar as pessoas, as coisas e o mundo de forma diferente. É uma magia da qual todos precisamos vivenciar!
4. Wake, despertar – Lisa McMann 

Wake, primeiro de uma trilogia

Mais uma trilogia, mas dessa vez os livros são menores. “Wake” é um bestseller do The New York Times e historia tem uma premissa muito interessante, na sinopse já dá pra perceber, não é mesmo?
Toda a trama é dividida em datas e horários dos acontecimentos, algo que achei bem divertido, quase que em forma de diário, mas que não apresenta uma narrativa característica desse estilo de escrita. Não há uma descrição enorme, na verdade, é bem pouca e isso faz com que a leitura não seja carregada e cansativa.
Os acontecimentos vão te prendendo na história e você vai lendo e lendo cada vez mais pra descobrir aquilo que o livro está te instigando. O clima é de total mistério! Enfim, é uma leitura boa, não espetacular, mas te proporciona sensações de modo que você não queira parar de ler. Sendo assim, uma ótima opção para quem vem encontrando dificuldades por conta da maldita ressaca.
Enfim, tagarelas leitores espero que as indicações ajudem vocês a escapar da ressaca, pois foi lendo livros como estes que consegui me livrar dela.  Tagarelem comigo, já leram ou vão ler algum desses? Como escaparam da cruel ressaca literária?
E se você gostou, compartilhe com aquele seu amigo (a) que está passando por esse sofrimento.  
Até a próxima tagarelice!

Diovana Vargas

46 Replies to “4 livros para vencer a ressaca literária”

  1. Oi, tudo bem? Alguns livros realmente têm o poder de nos deixar numa ressaca literária. Mas ainda bem que existem livros tão fofinhos, leves que nos fazem voltar ao normal não é mesmo? Da sua lista já li O pequeno príncipe e Pó de lua. Ambos valem a pena a leitura. Beijos, Érika =^.^=

  2. Desses eu só li As Crônicas dos Kane e O Pequeno Príncipe, mas eu fiquei muito animada para ler os outros dois *—-*

    Achei que eu já era inscrita no blog, hoje descobri que não, que burrinha e.e acabei de mudar isso porque amo esse lugar <3

    Beijos,
    Wendy | It's Geekly

  3. Primeira pessoa que conheço que não gosta hhahaha

    Pó de lua assim que tiver oportunidade leia, ele é todo bonitinho e incrível as poesias. Wake a história é bem intrigante e interessante!

    Beijoss

  4. Seu blog é muito lindo <3

    Adorei as indicações de livro, o que eu mais quero comprar porque acho o layout super fofo, é o Pó de Lua. Esse livro é genial, o design é lindo!

  5. Oii, é pinguim porque tenho uma enorme paixão por eles hahah

    Nossa, amei, seu comentário me pegou de surpresa, tô me sentindo agora hahahah. Mas, sério, me deixou mega feliz <3

    Vamos ser amigas? Amo os livros do Tio Rick tambémmm!
    Leia, é incrivelmente bom.

    Beijosss

  6. Muito obrigada <3

    Sei como é, acontece comigo bastante até com séries sabe? O emocional afeta bastante.

    Pó de lua é leitura pra vida, muito bom mesmo. Leia e tenho certeza que vai gostar!
    O que dizer de pequeno príncipe que conquista nosso coração assim logo no começo <3

    Mais uma vez, obrigada é gratificante de ler isso!
    Beijãao

  7. Ressaca literária é meu sobrenome ahahhaha

    É tão complicado quando a gente pega ressaca por ler livros tão mas tão incríveis que nada parece chegar aos pés.
    Sei bem como é, a gente se sente totalmente mexidas por dentro. Parece que mudou a gente né?

    Visitarei, beijão.

  8. Você já leu, mdssss, que demais. Eu só não consegui ler o último da trilogia por motivos de não tenho money hahaha

    Muito bom, né? A experiência de conhecer a mitologia egípcia foi incrível <3

    Pó de lua é uma leitura maravilhosa, não tenho palavras pra dizer o quanto. Quando puder, leia!!

    Beijoss

  9. Oii!

    Muito obrigada, essas coisas me deixam tão mas tão feliz, que sorrisão é pouco <3

    Eu queria ter lido antes, fui ler esse ano só. Mas, é incrível, né?

    UHUUU, garanto que se você ler vai gostar muito, tem bastante aventura <3

    Beijosss

  10. Amo listinhas de livros também <33

    Quando tiver a oportunidade de ler, se joga, pois vale a pena e com certeza você vai aprender muita coisa, além de ver o mundo de outra forma. É maravilhoso!

    Estou feliz que você vai seguir meus conselhos, yay <3
    Beijão

  11. A biblioteca da sua escola deve ser maravilhosa <3

    Pó de lua é muito amor. Somos duas, uma vez ou outra estou de ressaca. Sei bem como é isso, as vezes livros assim nos levam direto pra ressaca né?

    Muito obrigada, me sento feliz em saber que gostou <3
    Beijoss

  12. É bem como você disse gostosinho de ler, tão agradável <3

    É bem vantajoso ter o Pó de lua, pois dá pra ler em muitos momentos, ele é bem curtinho. É daqueles que você tira pra livro de cabeceira ahahha

    Beijosss

  13. Nossa, que post legal! Eu acho que já tive uma longa ressaca literária, mas não era causada pelos sentimentos de um livro que li, e sim porque estava passando por uma fase muito complicada. Eu não tinha vontade de ler de jeito nenhum, e naquele ano li muito pouco para os meus padrões.
    Quanto aos livros que você indicou, fiquei muito interessada no Pó de Lua. Já vi fotos dele, e achava muito bonitinho, mas não sabia do que se tratava. E quanto ao Pequeno Príncipe, é um livro muito amorzinho, né? Ninguém resiste! <3
    Amei o layout do blog super divertido!
    http://loucura-por-leituras.blogspot.com.br/

  14. Hey,

    Adorei as dicas! Ultimamente ando em um estilo de maratona literária! Um livro atrás do outro.

    Beijos
    Karolini
    womenrocker.blogspot.com

  15. Eu sou apaixonada pelo Pequeno Príncipe, amo de paixão e olha que a primeira vez que li fui com preconceito ao livro ai quando li me apaixonei!

    Beijos

  16. Caraca! Ressaca literária é o que eu sinto agora, nesse momento da minha vida. Motivo da morte: A Garota Dinamarquesa.
    Comecei a ler Tristão e Isolda, achei que a leitura fosse ser mais complicada, mas tá me surpreendendo. De qualquer forma, acho que nenhum livro nunca chegará aos pés do Garota.
    Que doença é essa? hahahaha'
    Não querendo fazer spam, mas já me aproveitando do seu espaço… Meu ultimo post é exatamente a resenha do livro "Garota Dinamarquesa" onde faço um paralelo com o filme. Explico direitinho porque o livro mexeu tanto comigo.
    Se tiver uns minutinhos, ficaria feliz em ter sua visitinha Pinguim.
    Há muito tempo não tinha experiência de leituras intensas que abalam o mundo interior. Sabe como é?

    http://migre.me/uZ2rR

  17. Eu estou em uma nesse momento, hahaha. O próximo livro que vou ler é o novo do Harry Potter (mal posso esperar para chegar ♥)… O pequeno príncipe é tão amor que tenho vontade de reler a todo momento <3

  18. Das duas escolhas i único que já li e gosto muito por sinal é A pirâmide vermelha, eu amei muito por ter mitologia egípcia, mas ainda não li as continuações 🙁 é umecto muito gostoso e detalhada leitura! Os outros eu não conheço, mas já ouvi falar do pó de lua e tenho muita vontade de lê-lo.
    Beijos

  19. Olá!
    Primeiramente parabéns pelo layout do seu blog, é uma graça! E adorei o nome tbm, super divertido haha
    Bom, da sua lista de livros só conheço o Pequeno Príncipe e li ele já faz muito tempo, um dos primeiros que li ainda na infância.
    Mas gostei das indicações, gostei da sinopse do Pirâmide Vermelha, é bem o tipo de livro de aventura que curto ler ^^

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

  20. Você não sabe o quanto eu amo essas listinhas… Mais ainda quando os blogueiros colocam as próprias considerações e não deixam aquela coisa vazia. Nunca li nenhum desses, na verdade, só conhecia um: O Pequeno Príncipe. Esse é um livro que sempre ouço falar muito bem, e me sinto totalmente excluída por não ter lido ele. Imagino que deva ser um livro super fofo e reflexivo, está na minha wishlist. Mas assim que eu comprar, vou separar para o meu momento de ressaca literária e seguir os seus conselhos.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

  21. o primeiro tem na biblioteca da minha escola. Pó de Lua é uma fofura!

    e, olha… ressaca literária é comigo mesma. inclusive, to com isso agora porque terminei semana passada uma trilogia incrível, mas com tanta coisa ao mesmo tempo que… ahhhh, meu cérebro até frita só de pensar no tanto de aventura!

    adorei as suas indicações <3 livros assim são maravilhosos *-*

    beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *