Dom Casmurro | Capitu traiu mesmo Bentinho?
"Dom casmurro" é um livro que todo mundo se não leu, já ouviu falar, certo? É uma literatura clássica e eu entendo o porquê de ser considerada como tal (ao longo desse post, você também saberá).
Acompanhe a Pinguim Tagarela nas redes sociais:
Super concordo com o seu texto,vou compartilhar esse post com vários amigos que ainda acreditam que Capitu traiu .. <3
ResponderExcluir
depoisdamoderacao.comDom Casmurro é um clássico, é atemporal. Gostei muito da sua interpretação, ultimamente tendo lido livros de jovens escritores ou que estão lançando seus primeiros livros, mas penso em breve retomar a literatura clássica. Quando eu li, eu era muito nova, hoje acho que minha percepção será diferente. Parabéns pelo post! bjs
ResponderExcluir
www.pilateandosonhos.comeu também acho que a Capitui não traiu o Bentinho! sei lá, o cara vive ~viajando na maionese~ durante o livro haha o.O
ResponderExcluir
mas eu ainda tenho uns amigos que trazem zilhões de argumentos contra :p
adorei o post ❤️ beijos.- Anônimo15 de agosto de 2016 00:04
Dom é um clássico isso vou ter que descobrir rsrs já ouvi mto falaras nunca li , apesar de ter ouvido ao comentários positivos a respeito , depois da sua matéria vou ler fiquei com mais vontade ainda é não vou ficar nessa curiosidade rsrs .
ResponderExcluir Depois de ler duas vezes o livro para mim Capitu não traiu Bentinho, apesar de a maioria das pessoas querer provar que sim.
ResponderExcluir
Blog Profano FemininoAdoreeeeeeeeei!!!! Dom Casmurro é uma das minhas leituras mais queridas e super concordo com você!
ResponderExcluir
Nuvem de NovembroBem interessante sua visão. Eu mesma nunca havia lido dom casmurro mas já tinha ouvido falar e sempre vi sobre essa suposta traição e nunca havia pensado pra ver dessa maneira.
ResponderExcluir
Beijos,
Amanda
http://talesandtalks.blogspot.com.br/amo amo amo dom casmurro! concordo que machado quis nos deixar essa dúvida, parece que pensou que iriamos ficar anos discutindo isso haha tenho minhas duvidas, sabe? apesar de acreditar nisso do ciumes, sempre fico pensando, sei lá, haha mas prefiro acreditar que nao teve
ResponderExcluirGostei da sua interpretação desse clássico. Até hoje ainda não cheguei em uma conclusão sobre essa história, mudo constantemente a minha opinião
ResponderExcluirEu amo essa história justamente por essas dúvidas que o Machado nos coloca na cabeça. Você termina a leitura, mas não termina o pensamento. Interpretar é um dom e cada um tem sua maneira de fazer isso. Eu adorei a forma como abordou sobre a história, nos faz pensar no assunto ♥ Quanto a traição, prefiro ficar sem entender mesmo, porque mudo de opinião o tempo inteiro.
ResponderExcluirDom Casmurro é um dos meus livros favoritos da língua portuguesa, acho simplesmente genial, e desde a primeira vez que li achei o Bentinho completamente louco e obcecado, pra mim ela não traiu e ponto final, o homem tava dominado por um ciúme doentio e opressivo, claramente. Além disso ele dá várias outras dicas ao longo do livro sobre sua completa instabilidade mental, mas a genialidade da coisa está justamente em poder pensar, refletir, opinar, mas nunca saber.
ResponderExcluir
Tenho uma amiga que uma vez brigou comigo falando que a gente não pode ter esse tipo de conversa e opinião porque "não cabe" na história, mas eu sempre achei que livros servem é pra isso, pra gente poder ter nossa opinião e depois discuti-la, como você fez no post e nós estamos aqui contribuindo nos comentários, né!
http://sweetluly.expressorosa.com/Um dos melhores livros!! Mas eu sinceramente não sei o que pensar. Quando li a primeira vez, estava certa que ela não o traiu, pelos mesmos pontos citados por você, especialmente pelo ciúme que ele tinha dele e que obviamente o levariam a persuadir o leitor para a traição. Porém em leituras mais recentes, também cheguei a pensar que seria possível sim que ela o tivesse feito. De toda forma, é uma ? que paira no ar, o torna o livro o sucesso que é!
ResponderExcluirTem muito tempo que eu li Dom Casmurro, e não lembro muito detalhadamente da história, mas adorei sua abordagem. Sempre que uma história é contada do ponto de vista de apenas um personagem, às vezes tendemos a ver e crer apenas na sua versão dos fatos. E, o interesse dos livros é justamente isso, nos fazer pensar além do que as palavras escritas estão dizendo.
ResponderExcluir
Seu post deu vontade de reler o livro, vou colocá-lo na minha lista de releitura!
Ótima análise!
xoxo
RêOlá! Amo tanto esse livro que fiquei muito felizes de ver alguém falando sobre ele <3
ResponderExcluir
Eu acho realmente que não importa se Capitu traiu ou não, o relevante é o que Bentinho acredita e dessa crença sobram consequências para a vida de todos os personagens... e não é assim na vida real? ... Machado era um gênio.
Beijos!
Gatita&Cia.Eu acho que ela não traiu ele, mas podia ter traído pra ele deixar de ser panaca haha. Gostei bastante de Dom Casmurro quando li, há uns dois anos. Ótimo texto!
ResponderExcluirNunca li Dom Casmurro, mas sempre vejo discussões sobre esse tema: Capitu traiu ou não traiu o Bentinho?! Acho que terei que ler para poder também tirar minhas conclusões.
ResponderExcluir
Mas eu amei seu texto e quando eu ler o livro provavelmente irei voltar para ler novamente o seu ponto de vista ;)
Beijos
https://entre-linhaseparagrafos.blogspot.com.brNa escola sempre comentam sobre este livro né?
ResponderExcluir
Mas nunca me senti tentada a ler sobre este livro, essas temáticas que nos "obrigam" a ler na escola nunca me interessou. Por isso acho que nunca tive amor pela leitura, até que descobri o que eu realmente gostava.
Memórias de uma GuerreiraGente que vergonha de mim que nunca li esse livro. E olha que eu amo ler. :(
ResponderExcluir
Mas o mestrado vem me obrigando a ler outras coisas e acabo ficando sem tempo.
beijos
www.oxentebonita.comQuando li,também fiquei em dúvida se ela tinha traído ou não, Porque uma história contada apenas por um lado deixa a gente meio confuso,mas no fundo eu sabia que ela não tinha traído. Parabéns pela resenha. Sucesso.
ResponderExcluirOie, tudo bem? Nossa, senti ma nostalgia agora... Esse livro foi um dos que eu li para prestar vestibular, foi amor a primeira vista <3 Tenho ele em casa de tanto que gostei de ler. Acredito que não houve traição foi somente excesso de ciúme e paranoia haha O post ficou incrível. Beijos, Érika ^-^
ResponderExcluirOlá Diovana, tudo bem?
ResponderExcluir
Então, ler sobre esse assunto, me lembra as polêmicas na sala de aula haha. Minha professora sempre instigava esse questionamento e eu sempre tive firme a opinião de que ela não o traiu! O autor é tão bom, que ele fez o enredo colocar dúvidas em certos leitores, o que realmente traz essa mágica à história!
Eu concordo plenamente com você, ela não traiu haha. Mas deixando aqui um grande elogio à obra, eu amo esse livro, é mesmo um verdadeiro clássico! Machado de Assis definitivamente sabia o que estava fazendo!
Beijos, amei a análise, e achei interessante alguém trazer isso para um blog! Você foi bem detalhista e argumentou bem :) obrigada haha
www.senhoritadeise.comVocê simplesmente passou para palavras o que ficou na minha cabeça depois que finalizei a leitura de Dom Casmurro. Realmente ponderei se ela tinha mesmo traído, mas eu acho que não. É como se estivessemos lendo um diário e o personagem que conta a história é realmente muito paranoico e ciumento, o que faz com que ele não seja confiável. Imagina passar a vida toda achando que alguém te traiu e essa pessoa lhe foi fiel sempre? Deprimente. Talvez seja por isso que a leitura não me agradou tanto.
ResponderExcluir
Um abraço!
http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/Eu acho que ela traiu sim. Ok que ele era paranóico, mas eu acredito que a Capitu era muito capaz de ficar com o Escobar e não acho que ele fantasiou taaaanto assim nesse assunto.
ResponderExcluir
BjaEu também compartilho da opinião que Capítu na verdade não taiu Bentinho e sim a paranóia criada pela sua mente que fez ele acreditar nesse fato.
ResponderExcluir
Faz bastante tempo que eu lu essa livro e por isso esqueci de muitos fatos, mas esses que você ressaltou me faz acreditar ainda mais na inocência de Capítu.
Beijos
Meu mundinho quase perfeitoAdorei sua análise, e concordo muito com ela. ❤
ResponderExcluir
É interessante que em momento algum durante a minha leitura pensei que ela o tivesse traído. Só consegui enxergar um homem com problemas psicológicos e uma obsessão pela própria mulher. Ele me irritou profundamente, pois não tinha prova alguma de traição e fez o que fez. Sem contar que ele tinha pensamentos errados, como você mesma citou, e (talvez) por isso pensava que Capitu teria também. O que é um absurdo. '-'
Esse livro não entrou na minha lista de favoritos, mas eu gosto muito dele. E foi o que você falou: nos faz perceber que nunca devemos julgar algo sem conhecer os dois lados da história.
Resumindo: não houve traição! hehe
Beijos! :*Também acredito que ela não traiu. Bentinho não passava de um namorado ciumento/possessivo que enxerga coisa onde não tem! Adorei o texto e ainda mais essa reflexão: "Então, será que a sua paranoia em ser traído não seria medo que Capitu tivesse os mesmos impulsos que ele teve? ". Dom Camurro é um livro que nos faz refletir muito, para mim traz bastantes reflexões sobre relacionamentos.
ResponderExcluir
Adorei seu blog <3
Beijocas.
https://powergirl.com.br/
55 Tagarelices